Saudações

Saudações cooperado! Hoje é

LATICÍNIOS - São Tiago

Laticínio São Tiago da Terra do Café com Biscoito”

O sabor da Fazenda Mineira com história e padrão de qualidade.

O laticínio da Cooperbom, Cooperativa Mista dos Produtores Rurais de Bom Sucesso MG, que produz os produtos da marca São Tiago, está Localizado na cidade de mesmo nome, na Região do Campo das Vertentes, região que compõe a Estrada Real e o Circuito da Trilha dos Inconfidentes.

Conhecida como a Terra do Café Com Biscoito, São Tiago, a 200 km da capital mineira, como o próprio codinome indica, mantém uma forte tradição na fabricação de biscoitos sendo uma de suas maiores atrações a festa que leva o mesmo nome.

A tradição do município na produção de biscoitos, vem da característica regional de essência marcante das propriedades leiteiras, que desde o período colonial produziam creme, manteiga e polvilho para servir a capital do Rio de Janeiro.
Criada em 1993 a marca São Tiago iniciou no mercado com o objetivo de oferecer ao consumidor um produto diferenciado pela qualidade, aliado a característica ímpar do leite produzido nas fazendas leiteiras a partir de pastagens naturais dos campos das vertentes e microclima “temperado”. Seu desenvolvimento se deu com profundo respeito às pessoas e ao meio ambiente, gerando investimento humano, tecnológico e progresso, atendendo aos clientes com confiabilidade, respeito, rastreabilidade e segurança sanitária.

A Cooperbom possui uma equipe técnica de qualidade, treinada e experiente, produzindo queijos em equipamentos modernos que garantem a qualidade do produto final, tanto em sabor e textura, quanto em análises microbiológicas, sem perder contudo o sabor marcante do queijo mineiro. 

Produtos da marca São Tiago

Imagem: Laticínios São Tiago



O processo de fabricação segue as normas de qualidade por meio das coletas de controle e amostragem de cada lote no laboratório Cooperbom e enviadas para a Clínica do Leite na ESALQ/ Piracicaba, SP. O leite é selecionado e enviado à produção, a qual é separada por lotes, sempre com contraprova armazenada a disposição dos clientes conforme legislação do SIF/ MAPA.

Garantindo a qualidade de seus produtos a Cooperbom investe no Programa de Educação Continuada aos Produtores (PECP) em visitas constantes de técnico habilitado as fazendas e palestras de capacitação, com a finalidade de ensinar a produzir leite de qualidade para obter matéria-prima de qualidade e a consequente fabricação de produtos confiáveis, mantendo a tradição e o delicioso sabor dos queijos típicos da região.

Experimente os produtos São Tiago, marca de sabor com qualidade e responsabilidade!








Visite o site de São Tiago e conheça um pouco mais sobre a cidade:



Festa do Café com Biscoito - programação em 2013 - São Tiago - MG


Histórico da Festa do Café com Biscoito em São Tiago, MG

Desde 1999, é realizada a “Festa do Café-com-Biscoito”, evento que propicia aos são-tiaguenses a consolidação de suas tradições, o fortalecimento de valores e cultura locais e regionais e atrai um número expressivo de turistas e visitantes.
No segundo final de semana de setembro, a Praça da Matriz, se torna o centro das atenções, tomada pelo doce aroma do café e das quitandas, degustadas à vontade, por todos que por ali passam. De sexta-feira a domingo, a cidade recebe visitantes que, juntamente com os são-tiaguenses, apreciam a atrativo que já se tornou roteiro cultural e artístico da região e que tem o objetivo principal de consolidar o resgate das tradições na arte da produção artesanal dos biscoitos de São Tiago, por meio de sua valorização e divulgação.
Com tudo isso a produção de biscoitos cresceu e hoje existem cerca de quarenta fábricas de biscoitos que geram dezenas de empregos diretos e indiretos. Dentre as variedades destacam-se a torradinha (confeccionada em diferentes sabores, tais como tradicional, queijo, alho, cebola, orégano, pimenta, pizza, parmesão) e os biscoitos doces, como as rosquinhas de nata, casadinho, entre outros. 
O café e o biscoito de São Tiago já têm reconhecimento e isso faz com que os são-tiaguenses se orgulhem cada vez desta terra e sempre que recebem uma visita e convidam: “vamos tomar um café com biscoito?”. 



Em 2012 os produtos São Tiago marcaram presença no evento

Fotos: cooperbom