Saudações

Saudações cooperado! Hoje é

EVENTOS



Disponível em http://g1.globo.com


22/10/2014 07h00 - Atualizado em 22/10/2014 07h00

Tradição de 150 anos transforma cidade na 'terra do biscoito' em MG

São Tiago, de 10,5 mil moradores, produz quitutes há mais de 1 século.
Pelo menos metade da população ajuda a produzir 6 mil toneladas anuais.

Samantha SilvaSão Tiago, MG
Festa do Biscoito de São Tiago teve neste ano a sua 16ª edição (Foto: Samantha Silva / G1)Festa do Biscoito de São Tiago teve neste ano a sua 16ª edição (Foto: Samantha Silva / G1)
A pouco menos de 200 km de Belo Horizonte (MG) fica a pequena cidade de São Tiago, no Sul de Minas. Antes que fosse preciso alardear muito, toda a região já conhecia o município como a terra do café com biscoito. A tradição na produção dos quitutes é conservada por mais de 150 anos. Mas o que a difere de tantas outras cidades que conservam sua história é que os moradores de São Tiago a transformaram em fonte de renda. Ao menos um terço dos 10,5 mil moradores da cidade (segundo senso IBGE de 2010) ajudam a produzir 6 mil toneladas dos quitutes para vender para toda a região e em ao menos outros quatro estados. O grande feito garante ao município no mínimo um roteiro diferente da maioria das pequenas cidades do interior de Minas Gerais: a oportunidade de sucesso profissional sem precisar sair de casa.
Ninguém na cidade sabe definir ao certo quando o processo de industrialização dos biscoitos de São Tiago começou a se expandir. O que se sabe é que a tradição de produzir biscoitos e a qualidade dos mesmos sempre fez com que muita gente fosse à cidade comprar os quitutes e os levasse para fora. Para os fabricantes, fica difícil até definir o alcance que as vendas tomam. Atualmente São Tiago vive um paralelo entre a tradição artesanal que se mantém e um futuro que caminha para a produção massiva dos biscoitos. Com a criação de uma associação de fabricantes do produto, há 12 anos, as vendas aumentam a cada ano.
Enroladeiras preparam biscoitos em padaria de São Tiago, MG (Foto: Samantha Silva / G1)Enroladeiras preparam biscoitos em padaria de São Tiago, MG (Foto: Samantha Silva / G1)
A cidade hoje produz mais de 100 tipos diferentes de biscoitos e a divulgação mais eficaz para se manter as vendas acontece em uma festa anual que serve biscoito e café de graça na praça do pequeno município. Em fevereiro do ano passado, os biscoitos de São Tiago também conquistaram o selo de procedência do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), garantindo que o produto de lá não se repete em nenhum outro lugar.
Para uma população que constantemente demonstra o quanto ama o lugar onde vive, a oportunidade de negócio “caiu do céu”. O setor cria postos de trabalho ano a ano e o retorno financeiro torna desnecessário procurar emprego “na cidade grande”.
Professora aposentada guarda história e poesias de São Tiago (Foto: Samantha Silva / G1)Professora aposentada guarda história e poesias
de São Tiago (Foto: Samantha Silva / G1)
Era uma vez...
Muita coisa é incerta sobre o povoamento da região que hoje é São Tiago, mas a tradição conta que os primeiros habitantes buscavam ouro na região de Vargem Alegre, na Fazenda das Gamelas, de propriedade do padre José Manoel. Essa história tem início em 1708.
Também na memória do povo é preciso buscar a origem dos tradicionais biscoitos de São Tiago. A professora aposentada Nilza Trindade Morais Campos já soma seus 70 anos e se orgulha em dizer que dedicou 45 deles dando aulas nas escolas da cidade. “Acho que todo mundo de São Tiago foi meu aluno. Aposentei, mas ainda tenho saudade”, diz com um alegre sorriso no rosto.
Dona Nilza faz questão de destacar que sempre ensinou a origem e cultura do café com biscoito de São Tiago na escola. As crianças da cidade crescem conhecendo sua história, a admiram e fazem até poemas em homenagem a São Tiago. Dona Nilza já até publicou livros poetizando a tradição municipal. Ela começa a relatar o que a ela foi contado: desde a época dos bandeirantes se produzia quitutes no arraial. Comboios e viajantes que passavam pela região eram recebidos com os biscoitos e o cafezinho e usavam as fazendas para descansar do longo caminho. “Eles chegavam e as sinhazinhas iam fazer as guloseimas e quitutes para servir para o pessoal”, conta.
(Veja ao lado vídeo com a professora citando uma poesia sobre a festa do biscoito)
Para continuar a história, dona Nilza puxa a lembrança da própria infância. Segundo ela, o pai foi um dos primeiros fabricantes de polvilho da região. Ela conta que o sítio da família era formado pela fábrica, o engenho de açúcar e as lavouras onde muita gente trabalhava não por dinheiro, mas por amor. O biscoito produzido na fazenda não era feito para vender, mas somente para hospitalidade. “Me lembro quando chegava os viajantes no sítio. A gente ficava olhando pela fresta da janela os cavaleiros que chegavam, numa curiosidade. E tinha aquele monte de vasilha na cozinha, cheias de biscoitos para receber [a visita]. E naquela época era assim: se um vizinho precisasse de hortaliças, era de graça, as pessoas doavam pra vizinhança. As coisas eram diferentes naquela época.”
Fazer biscoito se aprende em casa
Em São Tiago, toda visita que entra em casa é logo chamada para a cozinha. Os anfitriões não se demoram a dizer: “Entra, vou passar um cafezinho com biscoito.” E é assim que entramos no casarão de cerca de 200 anos da Fazenda da Serra. Dona Antônia Elena de Almeida puxa o bule e coloca a água pra ferver no avermelhado fogão a lenha. Em seguida, se desculpa pelo velho chão rústico da cozinha: “Tião não deixa reformar essa casa”, reclama, se referindo ao marido, seu Sebastião Galdêncio de Almeida.
Dona Antônia na porta do casarão de 200 anos, na fazenda de São Tiago (Foto: Samantha Silva / G1)Dona Antônia na porta do casarão de 200 anos, na fazenda de São Tiago (Foto: Samantha Silva / G1)
Pois se o velho casarão da fazenda já soma seus dois centenários, também é na cozinha dele que a família Almeida representa a história de uma cidade que começou servindo quitutes por quem passasse pelo arraial e hoje os vende para as “bandas” de Norte a Sul do país. A mãe de dona Antônia já sabia fazer biscoitos e a avó também. Faziam para dar e vender. Ela só aprendeu a fazer para servir em casa.
Assim como Dona Antônia, todas as mulheres de São Tiago aprenderam a fazer biscoito em casa, receita passada de mãe pra filha. Os maridos, se não produziam os ingredientes, trabalhavam nas propriedades rurais de onde os ingredientes saíam para dar continuidade à tradição. A fazenda é o retrato da vida dos moradores da antiga São Tiago.
Dona Antônia vai colocando na mesa os biscoitos de farinha de milho já prontos com manteiga caseira e café de bule. Ao seu lado está seu ‘Tião, com quem é casada há 55 anos. Ela já tem 71 anos e ele “dois machados” (77 anos). Passaram a maior parte da vida na roça e ali criaram 13 filhos.
Sou um caboclo feliz, só não tenho é profissão, mas não importo com isso não. Eu vou lá pra serra, que lugarzinho bão. Lá tem muita água, eu não pago nem um tostão. Não é como na cidade, que é cheia de exploração. Eu vivo lá com Deus e não tenho medo não. Lá eu tenho uma rede, é nela que eu vou deitar. Só escuto os pássaros cantar. Eu tenho uma vida de rei, mas eu não sou rei não."
Sebastião Galdêncio de Almeida
Casaram-se no dia de São Tiago, 25 de julho. O aniversário de casamento de 50 anos inspirou seu Tião a fazer um poema, mais um entre muitas das rimas que ele faz para contar tudo que acontece na vida: “Ó São Tiago, há 50 anos ‘atrás’, 25 de julho, não esqueço jamais. Minha mulher era bonita e eu muito mais. Ela gostava de mim e eu dela ainda mais. Agora ela está velha e eu velho demais. Muita coisa que nós fazíamos, hoje não faz mais. Pulava cerca e buraco, hoje não pula mais. Dançava muito forró e hoje não dança mais. A vida, ao invés de ir para frente, está voltando para trás.”
E voltando ‘para trás’, dona Antônia se lembra da festa do seu casório. “No meu casamento só teve biscoito e café. Aqui em São Tiago era assim: todo casamento que tinha era só café com biscoito que era servido nas festas. Agora o povo já varia. Muita gente casa às 11h, então tem almoço na festa”, revela. Mas mesmo que o tempo tenha passado, ela emenda dizendo que se o casório não for na hora do almoço, ainda é servido café com biscoito, e também nos velórios, nascimentos, aniversários. “Só duas filhas minhas fizeram o casamento na hora do almoço”, completa.
Seu Tião e a mulher Antônia, na fazenda em São Tiago (Foto: Samantha Silva / G1)Seu Tião e a mulher Antônia, na fazenda em São Tiago (Foto: Samantha Silva / G1)





__________________________________________________________________
Disponível em: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2014/09/do-doce-ao-picante-biscoitos-atraem-turistas-para-festa-em-sao-tiago-mg.html

14/09/2014 12h38 - Atualizado em 14/09/2014 12h38

Do doce ao picante, biscoitos atraem turistas para festa em São Tiago, MG

Organização espera receber até 80 mil pessoas até este domingo (14).
Cinco toneladas de biscoito e 20 mil litros de café são servidos de graça.

Samantha SilvaSão Tiago, MG
Turista experimenta um dos mais de 100 sabores de biscoito em São Tiago (Foto: Adriano Sabino Barbosa)Turista experimenta um dos mais de 100 sabores
de biscoito da festa (Foto: Samantha Silva / G1)
As ruas de São Tiago (MG) já começam o dia cheias de visitantes no sábado (13), primeira manhã da Festa do Café com Biscoito deste ano. No ar, o cheiro amanteigado dos quitutes que enchem as cestinhas das barracas e do café servido de graça na praça principal. Homens, mulheres, crianças, jovens e idosos circulam pela Praça da Matriz em busca dos mais de 100 sabores oferecidos pelos produtores da cidade. A festa, que segue até este domingo (14), espera receber até 80 mil visitantes na terra do café com biscoito.
Realizada desde 1999 e em sua 16ª edição, a festa vai servir cinco toneladas de biscoito e 20 mil litros de café para que os visitantes possam experimentar os tipos que mais gostam e então, levar para casa o pacote deles. O número de apreciadores aumenta a cada ano. “Eu estou feliz de ver que estamos com recorde de público no sábado, porque domingo é sempre o dia mais cheio, e esse ano parece que vai ser recorde”, comenta a organizadora do evento, Liliane Mendes, ao observar o fluxo incontável de pessoas já às 10h30 do sábado. Para dar conta de tanto movimento, até a loja de roupas de Liliane abre as portas para vender água, refrigerante e cerveja, assim como todas as lojas que ficam em volta da praça.
Cinco toneladas de biscoito são servidos de graça em festa em São Tiago (Foto: Samantha Silva / G1)Cinco toneladas de biscoito são servidos de graça em festa em São Tiago (Foto: Samantha Silva / G1)
“Em 2013 contamos 55 mil pessoas. Se continuar que nem está hoje, será 80 mil”, completa o presidente da Associação dos Produtores de Biscoito de São Tiago (Assabiscoito), Eduardo Custódio Domingos Parreiras. Para ele, é difícil definir a preferência dos visitantes e insiste que cada produtor tem um tipo de biscoito que se destaca mais, e quem ganha é o paladar dos consumidores, que pode escolher do doce ao picante.
Público esperado para 2014 é de cerca de 80 mil pessoas (Foto: Samantha Silva / G1)Público esperado para 2014 é de cerca de 80 mil
pessoas (Foto: Samantha Silva / G1)
Com pouco mais de 10 mil habitantes, o povo de São Tiago é conhecido por saber fazer biscoito desde que “saiu do berço”. As receitas dos quitutes são passadas de mãe para filha e a produção dos ingredientes, de pai para filho. Essa tradição da cidade nas receitas dos biscoitos é o que busca os visitantes que saem da região e de outros estados para comer ou experimentar os biscoitos de São Tiago.
“É minha segunda vez na festa. O bom do biscoito é que ele é tradicional, a festa é boa e gostamos de vir”, comenta Kenia Ferreira, que saiu de Belo Horizonte (MG) em uma excursão para passar o dia na festa. Como ela, ônibus, vans ou carros levam os visitantes para passar o dia na cidade.
Cebola, alho, milho verde, parmesão, pimenta, chocolate, abacaxi, napolitano, canela, amanteigado, goiabinha, pizza... as cores e sabores são quase incontáveis, e não há um visitante que saiba definir qual o seu sabor preferido. No máximo, o tipo. “Gosto dos biscoitos doces”, conta Amanda Santana Ferreira, de São Paulo (SP), que veio pela primeira vez à festa acompanhada do namorado, Henrique Caputo.
Kenia e as amigas vão levar muitos biscoitos para Belo Horizonte (Foto: Samantha Silva / G1)Kenia e as amigas vão levar muitos biscoitos para Belo Horizonte (Foto: Samantha Silva / G1)
Programação
As degustações gratuitas podem ser apreciadas ainda neste domingo até às 17h. Com o grande movimento desde o início do dia, a dica é chegar cedo para poder experimentar todos os tipos de biscoitos. O preço do pacote sai de R$ 2,50 a R$ 4,50 e ao comprar em maior quantidade, há preços promocionais. Confira a programação completa da festa por aqui.
Café, biscoito e o jeito mineiro atraem turistas a São Tiago, MG (Foto: Samantha Silva / G1)Café, biscoito e o jeito mineiro atraem turistas a São Tiago, MG (Foto: Samantha Silva / G1)

Fonte: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2014/09/do-doce-ao-picante-biscoitos-atraem-turistas-para-festa-em-sao-tiago-mg.html

______





_______________________________________________________________________


_________
Ação Cooperbom: aconteceu em Bom Sucesso em 26 de outubro de 2013!


Realizado no dia 26 de outubro passado o 1º Workshop Leite Cooperbom, foi mais uma ação dentro do Programa de Educação Continuada, instituído pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA, com o objetivo de formar a consciência do “Leite com Qualidade” e torná-lo, cada vez mais, um produto competitivo, com rastreabilidade e sustentável ao produtor. 
Completando a realização do evento, houve o sorteio de vários brindes, ofertados pelas empresas patrocinadoras e apoiadoras do evento aos cooperados fornecedores de leite presentes.
Dentre eles, o mais destacado foi uma bezerra ½ sangue gir/holandês, especialmente escolhida para o sorteio, filha de Barão TE-KUBERA GIR e de ALEMANHA HPB a qual teve em seu pico de lactação 57 quilos de leite.
José Reinaldo de Carvalho e o técnico Júlio César com a foto da bezerra.
Todos os cooperados, fornecedores de leite, concorreram ao sorteio e o feliz ganhador foi o produtor José Reinaldo de Carvalho, de Bom Sucesso, que levou para casa essa futura campeã. 



O 1º Workshop do leite Cooperbom na AABB em Bom Sucesso, contou com presença maciça de autoridades regionais, fornecedores de leite e colaboradores que vieram em caravanas de ônibus fretados e vans. Durante o evento os cooperados fizeram visitas às dependências da indústria e da plataforma, seguindo a apresentação de três palestras técnicas proferidas por profissionais de renome nacional conforme a programação. 






Palestras técnicas.



No final houve uma confraternização entre os participantes celebrando ao final das atividades como uma maneira de aproximação cooperativa-cooperado.


Vamos com determinação para 2014!


Convite 2013.

Esse foi o convite que todos os cooperados fornecedores de leite receberam!!!

Festa do Café com Biscoito de São Tiago - 2013

Estande do Laticínio São Tiago - Cooperbom em 2013


Festa do Café com Biscoito em 2012

Produtos São Tiago marcaram a presença!



Nenhum comentário: