Saudações

Saudações cooperado! Hoje é

HISTÓRICO

Na cidade de Bom Sucesso, sul de Minas Gerais, o Sr. Emanuel Lopes Ribeiro (Sr. Ema), iniciante da atividade agrícola, percebeu que a classe produtora de Bom Sucesso, estava sendo injustiçada pelo baixo preço pago a seus produtos, principalmente o feijão, que era uma das principais atividades. Este fato, levou-o a pensar sobre melhorias de comercialização para as commodities e consequentemente para um aumento na renda do Produtor Rural.
Neste mesmo ano, em conversa com o Sr. Salomão de Freitas,(seu cunhado), presidente da Cooperativa de Consumo de Frutal, o Sr. Ema comentou sobre a idéia de aumentar a renda do homem do campo, obtendo como resposta, a criação de uma cooperativa, onde a comercialização em conjunto, seria a base para o todo o processo.
Durante dois anos, o Sr. Ema começou a propagar os princípios cooperativistas, aos produtores locais e, em 17 de novembro de 1980, na sede do Rotary Club, 17 produtores rurais reuniram-se pela primeira vez, para discutirem as idéias do Sr. Ema. Depois de uma semana, no dia 25, 37 produtores rurais uniram-se para constituírem uma sociedade cooperativa nos termos da legislação, na qual, cada um subscreveu 4 quotas-partes, no valor total de CR$ 23.155,20 ( vinte e três mil, cento e cinqüenta e cinco cruzeiros e vinte centavos), ou seja, quatro salários mínimos da época.
Objetivo da Cooperbom: “A defesa econômico-social de seus associados, mediante prestação de serviços representada na comercialização de seus produtos; no fornecimento de mercadorias utilitárias; na assistência agronômica e veterinária e na promoção da educação cooperativista.”
A Cooperbom continua crescendo. Ela é um projeto que nasceu dos anseios e as necessidades entre o ilimitado dos sonhos e o suor do Produtor Rural, homens e mulheres da cidade, do interior, do campo, da serra, do vale, pais e mães de família, produtores rurais.... enfim, COOPERADOS.
Fonte de pesquisa: http://www.cooperbombs.com.br


________________________________________________________________________________
RESPONSABILIDADE


A Cooperbom tem como premissas, o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Ela incorpora a aproximação dos interesses da cooperativa aos seus cooperados e a sociedade de forma ampla, amparada por um conjunto de diretrizes, práticas e ações focadas em resultados positivos, simultâneos nos aspectos econômico-financeiro, ambientais e sociais. A gestão estratégica da cooperativa contempla a adoção e o fortalecimento de práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva e de comercialização, gerando, no relacionamento com os principais públicos de interesse, confiabilidade e  segurança institucional.

Para viabilizar a execução dessa estratégia, foram estabelecidos pilares prioritários que permeiam as áreas da cooperativa. São eles: 
  • Compromisso total com a ética nas relações comerciais e interpessoais;
  • Compromisso com a questão sócio humanitária dos cooperados e funcionários;
  • Engajamento com Públicos de Relacionamento;
  • Capacitação e treinamento da cadeia produtiva do agronegócio, funcionários, cooperados e prestadores de serviço;
  • Transparência e compromisso com o futuro da cooperativa e do cooperado;
  • Crescimento sustentável com parâmetros de responsabilidade gerencial global (tributária, fiscal, ambiental, social, trabalhista, etc.);
  • Desenvolvimento de estratégias para difusão e disponibilidade de tecnologias;
  • Respeito ao meio ambiente;
  • A prestação de serviços com seriedade e a comercialização de produtos confiáveis e de origem comprovada (rastreabilidade);
  • Envolvimento e parceria com entidades assistenciais e prefeituras municipais no apoio a projetos sociais;

É a partir destes princípios que a cooperativa desenvolve e norteia suas ações administrativas, preservando os interesses dos cooperados, da sociedade e do meio ambiente, tais como: o compromisso com o recolhimento do Funrural (INSS) aos segurados especiais; o recolhimento integral dos impostos e obrigações; a capacitação continuada dos cooperados; a disponibilização de plano de saúde a cooperados e funcionários; produção e comercialização de produtos de origem comprovada; contratação de corpo técnico qualificado, agrônomos, veterinário, técnicos agrícolas; ações e benefícios em prol das comunidades onde atua, entre outros.



Ações COOPERBOM, para um mundo melhor...

Nenhum comentário: